Molduras da minha juventude II

É provável que eu tenha lido O apnhador no campo de centeio um pouco tarde. O impacto, porém, não foi menor ou menos flagrante.
As meditações de Holden Caulfield acerca do sentido da vida ainda ecoam...lúcidas, penetrantes. O jovem de 16 anos, reprovado no Colégio interno, retorna à casa e se vê confrontado com limites e dúvidas acerca do futuro. A narrativa de J. D. Salinger não é linear e acompanha a mente confusa de Holden, que afirma ser a vida uma bagunça,  na realidade, e nunca um conto de fadas, pois, todos, em algum momento, sentiram-se amedrontados ou nauseados diante do comportamento humano. A linguagem de Caulfield é rude, densa, e, paradoxalmente,  apaixonante.
A citação mais emblemática -" Eu gostaria de ser um apanhador no campo de centeio, só isso. Parece loucura, mas é o meu desejo" - faz refletir. A realização pessoal reside, de fato, no ordinário,  no simples,  no 'quase sem importância ', mas que faz toda a diferença em uma existência.
Moldura incômoda,  O apanhador não me deixa esquecer as primícias e ainda hoje mexe com meu imaginário.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas