Molduras da minha juventude I

As venturas e desventuras das heroínas de Jane Austen emolduraram meu céu juvenil. De toda a sua obra, porém,  seu último trabalho - Persuasão - selou minha caracterização de fã. Uma Austen mais madura provoca os dias de lazer e estudo, fazendo meditar em como opiniões alheias podem influenciar um coração tímido, sequioso de aceitação. Anne Elliot recusa a proposta de casamento feita pelo Capitão Wentworth, então modesto marinheiro, a pedido da madrinha, Lady Russell. O reencontro dos dois, oito anos depois, ainda me emociona. Arrependida, mas resignada, Anne aceita as insinuações de Wentworth acerca da fraqueza de propósitos.  No entanto, logo o pretenso desprezo se revela amor ardente, nutrido no tempo. Em inesquecível carta, o Capitão revela nunca tê-la esquecido.  Casam-se. As linhas desta carta são para mim algumas das mais belas e simples da literatura. Pungentes,  atestam que o  passar de dias, anos ou séculos   é,  de fato, relativo. As palavras do Capitão ainda emolduram sentimentos que acalento para os quais a ação do tempo não encontra apoio.

Comentários

  1. É lindo ver como as páginas dos livros são descritas por você com tanta emoção. Lindo texto amiga!

    ResponderExcluir
  2. Amo esta história. Não canso de reler! Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas