Molduras da minha infância VII

Minha professora de Português na 5a série era amante de literatura é tinha como meta introduzir-nos bem cedo ao mundo desta arte. Devo a ela o prazer de ter conhecido Orígenes Lessa e seu 'O feijão e o sonho'. Tinha eu meus 10 anos.
Confesso que deu-me o coração o modo como os sonhos de um poeta eram repetidamente inibidos por um cotidiano de luta. Esqueciam-se os personagens de que a poesia sustenta o cotidiano. Ela desvela a doçura sa rotina, a beleza do trabalho árduo. Campos Lara não era útil - dessa utilidade que o mundo exige. (Bem dizia Oscar Wilde : toda obra de arte é inútil. ) Maria Rosa insistia sofria com isso é desejava ver no marido maior ambição. Enganava-se. Ele era ambicioso. Ambicioso de abraçar o mundo em sua totalidade. Abraçar este universo desenhado pelas mãos de Artista.
Chorei com a história e quis a arte desde então. Quis este olhar. 
Campos Lara e sua poesia emolduradas muitos de minhas noites à janela de casa.

Comentários

Postagens mais visitadas